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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AM
metadata.dc.creator: Oliveira, Maria Adriana Silva de
Silva, Roseni Vasconcelos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Roberto Cristovão Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Disney Douglas de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Salvatierra Junior, Mário
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho realizamos uma abordagem da aula prática diferenciada que teve o objetivo de ensinar ao aluno experimento aleatório, espaço amostral, evento e probabilidade através do bingo, sendo trabalhado a ludicidade com 29 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola do município de Lábrea. Inicialmente realizamos pesquisa bibliográfica sobre o uso de jogos no ensino da matemática, onde consultamos várias obras que serviram de base para nosso estudo, em seguida escolhemos a escola e iniciamos o plano de aula. No momento seguinte visitamos a escola onde iríamos aplicar o plano e por fim realizamos a aula. Como resultado avaliamos que os alunos gostaram da atividade e que é essencial buscarmos metodologias que favoreçam significativamente o conhecimento matemático, onde concluímos ao final da atividade que se aliarmos essas duas artes (Matemática e Lúdico) poderemos criar oportunidades de aprendizagem satisfatória com objetivo dos alunos absolverem o conhecimento de forma lógica e eficaz.
Resumen : In this work, we carried out an approach to a differentiated practical class that aimed to teach the student random experiment, sample space, event and probability through bingo, working with 29 students from the 1st year of high school at a school in the municipality of Lábrea. Initially, we carried out a bibliographical research on the use of games in teaching mathematics, where we consulted several works that served as the basis for our study, then we chose the choice and school the lesson plan. The next moment we visited the school where we were going to apply the plan, and finally, we held the class. As a result, we evaluated that the students enjoyed the activity and that it is essential to seek methodologies that significantly favor mathematical knowledge, where we concluded at the end of the activity that if we combine these two arts (Mathematics and Ludic) we will be able to create satisfactory learning opportunities with the objective of students to absolve knowledge logically and effectively. Keywords: Games, Teaching, Mathematics.
Palabras clave : Jogos
Ensino
Matemática
Probabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Especialização em ensino da Matemática para o Ensino Médio
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7427
metadata.dc.subject.controlado: Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Matemática - Estudo e ensino
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

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