Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Roberto Cristovão Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634157590248613pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.referee2Salvatierra Junior, Mário-
dc.creatorOliveira, Maria Adriana Silva de-
dc.creatorSilva, Roseni Vasconcelos da-
dc.date.accessioned2024-03-12T03:56:12Z-
dc.date.available2024-03-12T03:56:12Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7427-
dc.description.abstractIn this work, we carried out an approach to a differentiated practical class that aimed to teach the student random experiment, sample space, event and probability through bingo, working with 29 students from the 1st year of high school at a school in the municipality of Lábrea. Initially, we carried out a bibliographical research on the use of games in teaching mathematics, where we consulted several works that served as the basis for our study, then we chose the choice and school the lesson plan. The next moment we visited the school where we were going to apply the plan, and finally, we held the class. As a result, we evaluated that the students enjoyed the activity and that it is essential to seek methodologies that significantly favor mathematical knowledge, where we concluded at the end of the activity that if we combine these two arts (Mathematics and Ludic) we will be able to create satisfactory learning opportunities with the objective of students to absolve knowledge logically and effectively. Keywords: Games, Teaching, Mathematics.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho realizamos uma abordagem da aula prática diferenciada que teve o objetivo de ensinar ao aluno experimento aleatório, espaço amostral, evento e probabilidade através do bingo, sendo trabalhado a ludicidade com 29 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola do município de Lábrea. Inicialmente realizamos pesquisa bibliográfica sobre o uso de jogos no ensino da matemática, onde consultamos várias obras que serviram de base para nosso estudo, em seguida escolhemos a escola e iniciamos o plano de aula. No momento seguinte visitamos a escola onde iríamos aplicar o plano e por fim realizamos a aula. Como resultado avaliamos que os alunos gostaram da atividade e que é essencial buscarmos metodologias que favoreçam significativamente o conhecimento matemático, onde concluímos ao final da atividade que se aliarmos essas duas artes (Matemática e Lúdico) poderemos criar oportunidades de aprendizagem satisfatória com objetivo dos alunos absolverem o conhecimento de forma lógica e eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE - Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO uso de jogos no ensino da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Lábrea-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-05-26-
dc.publisher.localpubLabrea (AM)pt_BR
dc.subject.controladoJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subject.controladoJogos educativospt_BR
dc.subject.controladoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEspecialização em ensino da Matemática para o Ensino Médiopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MariaOliveira_RoseniSilva.pdf830,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.