Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6789
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Percepção dos professores sobre a importância do estudo do DNA no ensino de biologia
Autor(a): Trindade, Jéssika Thais Maciel
Orientador(a): Carneiro, Welma Sousa Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Takahashi, Erico Luís Hoshiba
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Fabrício Valentim da
metadata.dc.contributor.referee3: Carneiro, Welma Sousa Silva
Resumo: Temas sobre o estudo do DNA têm ganhado destaque nos componentes curriculares do ensino médio. De acordo com as diretrizes normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Proposta Curricular e Pedagógica para o Ensino Médio do Estado do Amazonas -PCP/Seduc-AM, a implantação de aulas de biologia que envolvam conhecimentos de biologia molecular, biotecnologia, código genético, mutações, genética de engenharia e transgênicos tornaram-se indispensáveis para os alunos desenvolverem a alfabetização científica. O presente estudo investigou a percepção de um grupo de professores da rede pública de Itacoatiara-AM sobre a importância do estudo do DNA, considerando as competências e habilidades propostas pelas diretrizes nacionais para a educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou um questionário com questões conceituais e uma entrevista. Os resultados mostraram que os professores possuem conhecimento dos princípios básicos da genética molecular e também das competências e habilidades propostas pela BNCC. Sobre a prática de ensino, os professores relataram utilizar metodologias ativas de aprendizagem e experimentação na aplicação de conteúdos sobre DNA. Além disso, os professores apontaram a carga horária limitada de Biologia no currículo escolar atual como a principal dificuldade para o ensino e aprendizagem desse conteúdo. Ressaltamos a necessidade de cursos de formação continuada que promovam a atualização e o aprimoramento das práticas pedagógicas para o ensino de biologia de acordo com a BNCC.
Resumo em outro idioma: Subjects about the study of DNA have been highlighted in high school curriculum components. According to the normative guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular and Pedagogical Proposal for Secondary Education of Amazonas state -PCP/Seduc-AM, the implementation of biology classes that involving knowledge of molecular biology, biotechnology, genetic code, mutations, engineering genetics and transgenics have become indispensable for students in order to develop scientific literacy. The present study investigated the perception of a group of teachers from public education of Itacoatiara-AM about the importance of studying DNA, considering the skills and abilities proposed by the national guidelines for education. This is qualitative research using a questionnaire with conceptual questions and an interview. The results showed that the teachers have knowledge of the basic principles of molecular genetics and also of the skills and abilities proposed by the BNCC. They reported using active learning methodologies and experimentation in the application of contents about DNA. Besides, teachers claimed the limited workload of Biology in the current school curriculum as the main difficulty for teaching and learning this content. We point out the need for continuing education courses that promote updating and improvement of pedagogical practices for teaching biology in accordance with the BNCC.
Palavras-chave: Ensino de Genética
Biologia
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
Alfabetização científica
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Citação: TRINDADE, Jéssika Thaís Maciel. Percepção dos professores sobre a importância do estudo do DNA no ensino de biologia. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências - Química e Biologia) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023.;
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6789
Vocabulário controlado: Genética - Estudo e ensino (Ensino médio)
Biologia molecular - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JessikaTrindade.pdf633,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.