Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6587
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ciências e as plataformas digitais: um instrumento educacional no ensino de biologia e química |
Autor(a): | Almeida, Gabryela Areque de |
Orientador(a): | Araújo, Tales Vinícius Marinho de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rosas, Lisandra Vieira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, Radamés Gonçalves de |
Resumo: | A revolução das tecnologias da informação, que vêm se consolidando desde o final do século 20, remodela estruturalmente a sociedade e induz a imergência do informacionalismo como base material da sociedade em rede. Nessa perspectiva, a pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do ensino médio, objetivando a análise das contribuições das plataformas digitais educacionais para a abordagem do ensino de Biologia e Química. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional de Tempo Integral Professor Aristélio Sabino de Oliveira e na Escola Estadual Nossa Senhora Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant, com a participação de 08 discentes. Os resultados da pesquisa nas escolas mostram que apesar das plataformas digitais possuírem suas vantagens para o ensino de Biologia e Química, há desvantagem derivadas da ausência de acesso à internet. |
Resumo em outro idioma: | The information technology revolution, which has been consolidating since the end of the 20th century, structurally reshapes society and induces the immersion of informationalism as the material basis of the network society. In this perspective, the research was carried out in two public high schools, aiming to analyze the contributions of digital educational platforms to the approach to teaching Biology and Chemistry. The research was carried out at the Centro Educacional de Tempo Integral – CETI and at Escola Estadual Nossa Senhora Imaculada Conceição, in the municipality of Benjamin Constant, with the participation of 08 students. The results of the research in schools show that although digital platforms have their advantages for teaching Biology and Chemistry, there are disadvantages derived from the lack of internet access. |
Palavras-chave: | Tecnologias Plataformas digitais Ensino Technologies Digital Platforms Teaching |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6587 |
Vocabulário controlado: | Mídia digital Tecnologia educacional Educação - Efeito das inovações tecnológicas Biologia - Estudo e ensino Química - Estudo e ensino |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GabryelaAlmeida.pdf | 972,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.