Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6587
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ciências e as plataformas digitais: um instrumento educacional no ensino de biologia e química
Autor(a): Almeida, Gabryela Areque de
Orientador(a): Araújo, Tales Vinícius Marinho de
metadata.dc.contributor.referee1: Rosas, Lisandra Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, Radamés Gonçalves de
Resumo: A revolução das tecnologias da informação, que vêm se consolidando desde o final do século 20, remodela estruturalmente a sociedade e induz a imergência do informacionalismo como base material da sociedade em rede. Nessa perspectiva, a pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do ensino médio, objetivando a análise das contribuições das plataformas digitais educacionais para a abordagem do ensino de Biologia e Química. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional de Tempo Integral Professor Aristélio Sabino de Oliveira e na Escola Estadual Nossa Senhora Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant, com a participação de 08 discentes. Os resultados da pesquisa nas escolas mostram que apesar das plataformas digitais possuírem suas vantagens para o ensino de Biologia e Química, há desvantagem derivadas da ausência de acesso à internet.
Resumo em outro idioma: The information technology revolution, which has been consolidating since the end of the 20th century, structurally reshapes society and induces the immersion of informationalism as the material basis of the network society. In this perspective, the research was carried out in two public high schools, aiming to analyze the contributions of digital educational platforms to the approach to teaching Biology and Chemistry. The research was carried out at the Centro Educacional de Tempo Integral – CETI and at Escola Estadual Nossa Senhora Imaculada Conceição, in the municipality of Benjamin Constant, with the participation of 08 students. The results of the research in schools show that although digital platforms have their advantages for teaching Biology and Chemistry, there are disadvantages derived from the lack of internet access.
Palavras-chave: Tecnologias
Plataformas digitais
Ensino
Technologies
Digital Platforms
Teaching
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6587
Vocabulário controlado: Mídia digital
Tecnologia educacional
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Biologia - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GabryelaAlmeida.pdf972,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.