Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6285
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sentimentos de (des)valorização do trabalho docente: uma análise com professores dos anos iniciais do município de Humaitá - AM
Autor(a): Costa, Diego Gomes da
Orientador(a): Alves, Maria Isabel Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Scaramuzza, Genivaldo Fróis
metadata.dc.contributor.referee2: Alencar, Simone de Oliveira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pedagogia da UFAM/IEAA, onde buscou-se analisar sentimentos de (des)valorização docente na rede pública municipal de Humaitá/AM a partir da problemática: Como se sentem os professores/as do município de Humaitá - AM frente a profissão docente? Neste sentido, de modo geral, buscou-se analisar os sentimentos de (des)valorização docente dos professores/as da rede pública municipal de Humaitá/AM que atuam nos Anos Iniciais do ensino Fundamental. A abordagem metodológica utilizada na realização desta pesquisa teve o viés qualitativo em educação com caráter exploratório e interpretativo. Para o levantamento de dados foi utilizado questionário semiestruturado. O questionário foi respondido pelos/as professores/as em tempo oportuno, garantindo o distanciamento social por causa da COVID-19 que ainda encontra-se presente em nosso meio. Com relação aos resultados alcançados, verificou-se que o sentimento de (des)valorização evidenciado pelos/as professores/as é subjetivo e está ligado aos conceitos de bem e mal estar docente na perspectiva de Rebolo e Bueno (2014). A pesquisa constatou que nenhum dos professores/as participantes do estudo indicam estar plenamente satisfeitos/as com a profissão.
Resumo em outro idioma: This Course Conclusion Work was developed within the scope of the Pedagogy Course at UFAM/IEAA, where we sought to analyze feelings of teacher (de)valuation in the municipal public network of Humaitá/AM from the question: How do teachers feel /as of the municipality of Humaitá - AM facing the teaching profession? In this sense, in general, we sought to analyze the feelings of teacher (de)valuation of teachers from the municipal public network of Humaitá/AM who work in the Initial Years of Elementary School. The methodological approach used in carrying out this research had a qualitative bias in education with an exploratory and interpretive character. For data collection, a semi-structured questionnaire was used. The questionnaire was answered by the teachers in a timely manner, ensuring social distancing due to COVID-19, which is still present in our midst. Regarding the results achieved, it was found that the feeling of (de)valuation shown by the teachers is subjective and is linked to the concepts of good and bad being teachers in the perspective of Rebolo and Bueno (2014). The survey found that none of the teachers participating in the study indicated being fully satisfied with the profession.
Palavras-chave: (Des)valorização docente
Mal-estar
Bem-estar
Educação
Humaitá - AM
Área de conhecimento - CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6285
Vocabulário controlado: Escolas publicas
Interior do Amazonas
Amazonas
Prática docente
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Diego Gomes da Costa.pdf589,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.