Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5946
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Título: | Um panorama sobre a aprendizagem em Química no interior do Amazonas |
Autor(a): | Silva, Mayda Freitas da |
Orientador(a): | Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima |
Resumo: | A Química é a ciência que norteia os indivíduos e contribui para o esclarecimento dos mecanismos e fenômenos que ocorrem na matéria. No entanto, é comum o relato sobre as dificuldades que os estudantes apresentam em compreender seus conceitos e aplicá-los na prática cotidiana. Esse artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a aprendizagem, dificuldade e perspectiva dos discentes em relação a disciplina de Química. A metodologia consistiu em uma pesquisa descritiva, exploratória e abordagem quantitativa, com aplicação de um questionário com 21 questões semiestruturadas. Os sujeitos foram discentes do 3º ano do Ensino Médio de três escolas públicas localizadas no interior do Amazonas, na cidade de Coari. Verificou-se que a maioria dos estudantes gosta de estudar a disciplina de Química, sabem da sua aplicabilidade, mas sentem dificuldades, principalmente nos conteúdos que envolvem cálculos. Apenas 20% consideram-se aptos para realizarem a prova de ingresso para a universidade e Química e Matemática são as disciplinas que eles sentem mais insegurança. A análise da aprendizagem em Química com discentes do Ensino Médio contribuiu para apresentar o cenário sobre o Ensino de Química na região. Pôde-se evidenciar a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem um ensino que desperte a motivação e o interesse dos discentes. |
Resumo em outro idioma: | Chemistry is the science that guides and contributes to show the mechanisms and phenomena that occur in matter. However, it is common to report on the difficulty that students have in understanding their concepts and applying them in daily practice. The article aims to present an overview of the students’ learning, difficulty and perspective in Chemistry. The methodology was descriptive, exploratory and quantitative approach, with the application of a questionnaire with 21 semistructured questions. The subjects were students of the 3rd year of high school at three public schools located in Amazon countryside, in Coari city. The student’s majority like to study Chemistry, they know of its applicability, but they feel difficulties, mainly in the contents that involve mathematic. Only 20% consider themselves able to take the university exam and Chemistry and Mathematics are the subjects they feel most insecure. The analysis of chemistry learning with high school students contributed to show an overview about the teaching of chemistry in the region. It was possible to highlight the need for pedagogical practices that enable teaching that arouses students’ motivation and interest. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Amazonas Contextualização Coari |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5946 |
Data do documento: | 12-ago-2021 |
Vocabulário controlado: | Mandioca Polímeros biodegradáveis Plástico biodegradável Sustentabilidade |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MaydaSilva.pdf | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari | 424,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.