Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5946
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Um panorama sobre a aprendizagem em Química no interior do Amazonas
Autor(a): Silva, Mayda Freitas da
Orientador(a): Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Resumo: A Química é a ciência que norteia os indivíduos e contribui para o esclarecimento dos mecanismos e fenômenos que ocorrem na matéria. No entanto, é comum o relato sobre as dificuldades que os estudantes apresentam em compreender seus conceitos e aplicá-los na prática cotidiana. Esse artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a aprendizagem, dificuldade e perspectiva dos discentes em relação a disciplina de Química. A metodologia consistiu em uma pesquisa descritiva, exploratória e abordagem quantitativa, com aplicação de um questionário com 21 questões semiestruturadas. Os sujeitos foram discentes do 3º ano do Ensino Médio de três escolas públicas localizadas no interior do Amazonas, na cidade de Coari. Verificou-se que a maioria dos estudantes gosta de estudar a disciplina de Química, sabem da sua aplicabilidade, mas sentem dificuldades, principalmente nos conteúdos que envolvem cálculos. Apenas 20% consideram-se aptos para realizarem a prova de ingresso para a universidade e Química e Matemática são as disciplinas que eles sentem mais insegurança. A análise da aprendizagem em Química com discentes do Ensino Médio contribuiu para apresentar o cenário sobre o Ensino de Química na região. Pôde-se evidenciar a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem um ensino que desperte a motivação e o interesse dos discentes.
Resumo em outro idioma: Chemistry is the science that guides and contributes to show the mechanisms and phenomena that occur in matter. However, it is common to report on the difficulty that students have in understanding their concepts and applying them in daily practice. The article aims to present an overview of the students’ learning, difficulty and perspective in Chemistry. The methodology was descriptive, exploratory and quantitative approach, with the application of a questionnaire with 21 semistructured questions. The subjects were students of the 3rd year of high school at three public schools located in Amazon countryside, in Coari city. The student’s majority like to study Chemistry, they know of its applicability, but they feel difficulties, mainly in the contents that involve mathematic. Only 20% consider themselves able to take the university exam and Chemistry and Mathematics are the subjects they feel most insecure. The analysis of chemistry learning with high school students contributed to show an overview about the teaching of chemistry in the region. It was possible to highlight the need for pedagogical practices that enable teaching that arouses students’ motivation and interest.
Palavras-chave: Ensino de Química
Amazonas
Contextualização
Coari
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5946
Data do documento: 12-ago-2021
Vocabulário controlado: Mandioca
Polímeros biodegradáveis
Plástico biodegradável
Sustentabilidade
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MaydaSilva.pdfCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari424,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.