Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808188859997677pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thaiany Guedes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605473259537850pt_BR
dc.creatorRodrigues, Sara de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-02-26T21:03:37Z-
dc.date.available2024-02-26T21:03:37Z-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sara de Oliveira. Violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas: papel das escolas na identificação e prevenção dos casos. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7425-
dc.description.abstractEvery year we encounter recurrent cases of sexual violence against children and adolescents in Brazil. Against this background, the present study aims to address the role of Manaus/AM schools in combating and preventing cases of sexual violence against children and adolescents. The use of bibliographic, exploratory, qualitative and documentary research was chosen to achieve the objectives now stipulated. This text is justified by the persistence of cases of sexual violence against children's bodies and by the understanding that the school environment is favourable for actions to combat and prevent it. In view of this, it is concluded that the school as guarantor of the fundamental rights of its educators and promoter of a more egalitarian and just society, must be permeated by effective actions to confront sexual violence, which affects both our students.pt_BR
dc.description.resumoTodos os anos nos deparamos com casos recorrentes de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Diante disto, o presente estudo tem como objetivo problematizar o papel das escolas de Manaus/AM frente ao combate e à prevenção de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Optou-se pelo uso de pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa e documental para atingirmos os objetivos ora estipulados. Com isto, este texto se justifica pela persistência de casos de violência sexual contra os corpos infantojuvenis e pelo entendimento de que o ambiente escolar é favorável para as ações de combate e prevenção à esta. Diante disso, conclui-se que a escola enquanto garantidora dos direitos fundamentais de seus/suas educandos/as e promotora de uma sociedade mais igualitária e justa, deve estar permeada por ações efetivas de enfrentamento à violência sexual, que tanto afeta nossos/as alunos/as.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectViolência sexualpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleViolência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas: papel das escolas na identificação e prevenção dos casospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-05-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoCrime sexual contra as criançaspt_BR
dc.subject.controladoAdolescentes maltratados sexualmentept_BR
dc.subject.controladoViolência na escola - Prevençãopt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4706-2930pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9007-2467pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SaraRodrigues.pdf202,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons