Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7304
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Associação Nipo-Brasiliera da Amazônia Ocidental - NIPPAKU
Otros títulos : Nipo-Brazilian Association of Western Amazon - NIPPAKU
metadata.dc.creator: Marques, Maria Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Nishikido, Linda Midori Tsuji
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Cácio
metadata.dc.contributor.referee2: Nishikido, Ken
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória do ensino de língua japonesa na Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental - NIPPAKU, tendo como fonte primária informativos mensais e questionários, estes aplicados para quatro professores com mais de dez anos de regência na instituição. A importância desta pesquisa está no fato de que são poucos os trabalhos acadêmicos que buscam descrever a trajetória da língua japonesa na Associação e, nesse sentido, buscou apresentar primariamente um breve histórico da Associação e do ensino da língua japonesa, destacando, sobretudo, os fatores que contribuem para o sucesso do ensino na atualidade. As bases teóricas estão ancoradas nos pressupostos de Vilson J. Leffa (1999) que estuda a relevância da língua estrangeira dentro do contexto nacional explorando a evolução histórica desse papel para uma compreensão mais profunda do cenário atual. Como resultado desta pesquisa o ensino de língua Japonesa na NIPPAKU se destaca tanto na escala quantitativa quanto na qualitativa, promovendo a difusão da educação e da cultura japonesa no estado do Amazonas.
Resumen : The present research aims to elucidate the trajectory of japanese language education at the Nipo Brazilian Association of Western Amazon - NIPPAKU, relying on primary sources such as monthly newsletters and questionnaires distributed to four teachers with over ten years of teaching experience within the institution. This research importance lies in the lack of academic works that seek to describe the trajectory of japanese language teaching in the Association. In this context, this study primarily endeavors to provide a concise historical overview of the Association and the teaching of the japanese language, particularly emphasizing the factors that contributes to the current successed teaching method of the institution. The theoretical framework are based on the assumptions elucidated by Vilson J. Leffa (1999), who examines the relevance of foreign languages within the national context, exploring the historical evolution of this role for a deeper understanding of the current scenario. As a result of this research, japanese language education at NIPPAKU stands out both quantitatively and qualitatively, facilitating the dissemination of japanese education and culture in the state of Amazonas.
Palabras clave : Ensino e história da língua japonesa
Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental - NIPPAKU
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7304
metadata.dc.subject.controlado: Língua Japonesa - Estudo e ensino
Língua Japonesa - História
Língua Japonesa - Conhecimentos e aprendizagem
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_MariaCristinaMarques.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.