Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7245
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: revisão integrativa
Autor(a): Dias, Helida Karla dos Santos
Orientador(a): Souza, Daniel Cerdeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Villiam Cruz da
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem como público-alvo aqueles que por algum motivo ou razão não concluíram os estudos na idade e no período considerado regular. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a literatura publicada no formato de artigos científicos entre 2012-2023 sobre os fatores relacionados a evasão escolar na educação de jovens e adultos. A metodologia consistiu em uma revisão integrativa aprofundada de 27 artigos coletados no Portal Periódicos Capes, que foram analisados a partir da elaboração de protocolos com as principais informações sobre cada artigo, identificando os principais fatores que influenciam no elevado índice desse fenômeno e após, os dados foram submetidos ao procedimento de análise de conteúdo. Como resultados, a pesquisa possibilitou a construção de quatro categorias que foram criadas a partir dos pontos mais relevantes, onde passamos por temas como: Os fatores que influenciam a Evasão na modalidade da EJA citando as principais causas baseadas nos artigos, as dificuldades e os desafios, uma reflexão do trabalho como fator determinante para o retorno ou evasão escolar; a permanência dos alunos na EJA, compreendendo quais fatores motivam a permanência na escola, e por último foi abordado sobre os sujeitos da EJA de que forma a desigualdade de gênero e práticas pedagógicas influenciam neste cenário. Através dos resultados adquiridos concluímos que, para acabar de vez com este problema ainda requer muito estudo e politicas que atendam esse público de forma eficaz, observa-se que o problema não está ligado apenas em uma única causa, pois a EJA deve ser uma modalidade que integre vários outros setores, como isso á uma junção de fatores que influenciam na evasão escolar, denominados internos e externos a escola.
Resumo em outro idioma: Youth and Adult Education (YAE) is a teaching modality whose target audience is those who, for some reason or reason, did not complete their studies at the age and period considered regular. Therefore, this research aimed to analyze the literature published in the format of scientific articles between 2012-2023 on factors related to school dropout in youth and adult education. The methodology consisted of an in-depth integrative review of these twenty-seven articles collected in the Portal Periódicos Capes, which were analyzed based on the elaboration of protocols with the main information about each article, identifying the main factors that influence the high rate of this phenomenon and after, the data were submitted to the content analysis procedure. As a result, the research enabled the construction of four categories that were created from the most relevant points, where we went through topics such as: The factors that influence Evasion in the YAE modality, citing the main causes based on the articles, the difficulties and challenges , a reflection on work as a determining factor for returning or dropping out of school; The permanence of students in YAE, understanding which factors motivate their permanence in school, and finally, it was approached about the subjects of YAE in which way gender inequality and pedagogical practices influence this scenario. Through the acquired results, we conclude that, to end this problem once and for all, it still requires a lot of study and policies that serve this public effectively, it is observed that the problem is not linked only to a single cause, but to a combination of factors that influence school dropout, called internal and external to school.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Evasão escolar
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Citação: DIAS, Helida Karla dos Santos. Educação de jovens e adultos: revisão integrativa. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7245
Vocabulário controlado: Educação de jovens e adultos
Evasão escolar na educação de adultos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_HelidaDias.pdf431,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.