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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Análise de observação do ensino de Libras como L1 e L2
Autor(a): Pedrosa, Claudenir da Silva
Orientador(a): Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Leonardo Pessoa da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
Resumo: O trabalho em questão, tem o objetivo de relatar experiência vivida no Programa de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no ensino de libras como L1 e L2. O mesmo se baseia nos autores (as) GARATE , Maribel 2014; como L1, e Gesser, Audrei 2010; como L2, teve apoio também o trabalho de LEBEDEFF, Tatiana; LODI, Ana Claudia Balieiro; PIMENTA, S.G; Petitto, L. A. (2009); PIZZIO, Aline Lemos de; QUADROS, Ronice Müller de; RANGEL, Gisele; LIMA, Simone e SILVA, Vilmar; STROBEL, Karin; este trabalho foi acompanhado no Instituto Filippo Smaldone no ensino de libras como L1, na Universidade do Estado do Amazonas e Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério com o ensino de libras como L2. O Instituto Filippo Smaldone atua no ensino de língua portuguesa e libras para o fundamental I e II há 35 anos. A metodologia adotada foi a observação de aulas presenciais na instituição no estágio de L1. Encontramos um espaço adequado e bem equipado para que essa interação ocorresse. Esse ambiente que fará com que a criança surda seja receptiva ao ensino. Na UEA o ensino tinha como público alvo estudantes de nível superior na Curso de geografia e foi abordado a libras como disciplina optativa naquele período. No DDPM, o ensino era voltado a professores do ensino em geral interessadas em adquirir o referido conhecimento. Considerando a disponibilidade das instituições em abrir suas portas para que o estágio fosse realizado e poder compartilhar com os professores suas experiências e vivenciar juntamene com eles também suas dificuldades e observações para que possamos em um futuro bem próximo contribuir para que tenhamos um ensino de qualidade para o sujeito surdo e a equiparação entre ouvinte e surdo seja eliminada ou reduzidas. Ainda falando de ensino, as práticas pedagógias precisam ser revistas e estudos mais elaborados e acertivos sejam realizados.
Resumo em outro idioma: The work in question has the objective of reporting the experience lived in the Supervised Internship Program in the Licentiate Degree Course in Libras at the Federal University of Amazonas (UFAM), in the teaching of Libras as L1 and L2. It is based on the authors (as) Garate, Maribel 2014; as L1, and Gesser, Audrei 2010; as L2, the work of LEBEDEFF, Tatiana; LODI, Ana Claudia Balieiro; PIMENTA, S.G; Petitto, L.A. (2009); PIZZIO, Aline Lemos de; QUADROS, Ronice Müller de; RANGEL, Gisele; LIMA, Simone and SILVA, Vilmar; STROBEL, Karin; this work was accompanied at Instituto Filippo Smaldone in teaching Libras as L1 and at the University of the State of Amazonas and Division of Professional Development of the Magisterium with teaching Libras as L2. Instituto Filippo Smaldone has been teaching Portuguese and Libras for elementary and high school students for 35 years. The methodology adopted was the observation of face-to-face classes at the institution in the L1 stage. We found an adequate and well-equipped space for this interaction to take place. This environment will make the deaf child receptive to teaching. At UEA, teaching was aimed at higher-level students in the subject of geography and Libras was approached as an optional subject in that period. In the DDPM, teaching was aimed at teaching teachers in general who were interested in acquiring that knowledge. Considering the willingness of the institutions to open their doors for the internship to be carried out and to be able to share their experiences with the teachers and experience their difficulties and observations together with them, so that we can, in the very near future, contribute to having a quality education for the deaf subject and the equation between hearing and deaf is eliminated or reduced. Still talking about teaching, pedagogical practices need to be reviewed and more elaborate and accurate studies be carried out.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Libras
L1
L2
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7238
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino (Estágio)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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