Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7208
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: TDAH: conhecendo os recursos e estratégias pedagógicas de ensino aplicado em sala pelo professor
Autor(a): Andrade, Leonardo Tavares
Orientador(a): Teixeira, Danilza de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Mariê Augusta de Souza
Resumo: O presente estudo nos conduz a pensar no ensino de uma maneira diferenciada devido às dificuldades dos professores da rede pública, no cumprimento de suas atividades docentes, quando estes atendem alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Portanto, procurou-se identificar as estratégias e recursos, que os professores que possuem alunos com TDAH utilizam para o ensino- aprendizagem. A pesquisa qualitativa, como metodologia de pesquisa nos possibilitou reconhecer a importância do aprofundamento desta temática. Utilizado no questionário, feita a partir das plataformas digitais como instrumentos para coleta de dados. Inicialmente, identificamos escolas que tem alunos com o TDAH em Parintins- AM, assim, a coleta de dados teve início na escola comum onde existem alunos com TDAH matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em seguida, foi realizado a análise do conteúdo dos dados coletados. Foram sujeitos da pesquisa: dois profissionais da educação que estavam dando aula para alunos com TDAH, participaram da pesquisa respondendo às perguntas do questionário dando seu relato de sua experiência. Portanto, neste TCC irá mostrar os desafios que os professores passaram para conseguirem incluir o aluno com TDAH em sala de aula, dando qualidade de conhecimento e autonomia no seu agir e pensar.
Resumo em outro idioma: The present study leads us to think about teaching in a different way due to the difficulties of public school teachers in carrying out their teaching activities when they assist students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Therefore, we tried to identify the strategies and resources that teachers who have students with ADHD use for teaching-learning. Qualitative research, as a research methodology, enabled us to recognize the importance of deepening this theme. Used in the questionnaire, made from digital platforms as instruments for data collection. Initially, we identified schools that have students with ADHD in Parintins-AM, thus, data collection began in the common school where there are students with ADHD enrolled in the early years of Elementary School. Afterwards, the content analysis of the collected data was carried out. The research subjects were: two education professionals who were teaching students with ADHD who decided to participate in the research by answering the questions in the questionnaire and giving their account of their experience. Therefore, this TCC will show the challenges that teachers went through to be able to include students with ADHD in the classroom, providing quality knowledge and autonomy in their actions and thinking.
Palavras-chave: TDAH
Professor
Alunos
Ensino-aprendizagem
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7208
Vocabulário controlado: Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LeonardoAndrade.pdf812,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons