Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7200
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da família na garantia do direito à aprendizagem das crianças da educação infantil durante o ensino remoto em período pandêmico : um estudo a partir do programa rádio escola em Benjamin Constant - AM
Autor(a): Souza, Janaina Silva de
Orientador(a): Silva, Oderlene Braulio
metadata.dc.contributor.referee1: Silva , Antônia Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou analisar o papel da família durante o ensino remoto em período pandêmico via Programa Radio escola-PRE- para se continuar garantindo o direito à aprendizagem das crianças da educação infantil da Escola Municipal Francisco Chagas de Almeida. Para atingir este fim buscou-se descrever a forma de organização e desenvolvimento das aulas remotas para a educação infantil, via programa rádio escola- PRE; conhecer como a família contribuiu com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças durante o ensino remoto via programa rádio escola; e identificar as dificuldades enfrentadas e os fatores que facilitavam as famílias durante o ensino remoto para acompanhar as crianças nas aulas via PRE e contribuir com sua aprendizagem e desenvolvimento. O estudo apresentou uma descrição das ações educativas do PRE para a educação infantil e da contribuição da família no processo educativo escolar das crianças no ensino remoto durante a pandemia, por meio do PRE, enfatizando as formas como contribuíram para aprendizagem das crianças . A pesquisa mostrou que as mães envolvidas no estudo organizaram o tempo, o espaço e os materiais para as aulas das crianças, bem como reforçavam os conhecimentos e ações trabalhadas pelas docentes pela rádio dando apoio para que as crianças respondessem as apostilas, interagissem com as professoras da radio durante as aulas remotas e com a docente da turma de seu filho ao buscarem ou levarem as apostilas até a escola, bem como promoviam ações e momentos de convivência que promoviam o direito a aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Resumo em outro idioma: This Course Completion work is a scientific production that aimed to analyze the role of the family during remote teaching in a pandemic period via the Escola Radio Program-PRE- to continue guaranteeing the right to learning of children in kindergarten from the Francisco Chagas de Almeida Municipal School. To achieve this end, we sought to describe the organization and development of remote classes for early childhood education, via the radio school-PRE program; learn how the family contributed to the learning and development of children during remote teaching via the school radio program; and identify the difficulties faced and the factors that facilitated families during remote teaching to accompany children in classes via PRE and contribute to their learning and development. The study presented a description of the educational actions of the PRE for early childhood education and the contribution of the family in the educational process of children in remote teaching during the pandemic, through the PRE, emphasizing the ways in which they contributed to the learning of children . The research showed that the mothers involved in the study organized the time, space and materials for the children's classes, as well as reinforcing the knowledge and actions worked on by the teachers over the radio, supporting the children to respond to the handouts, interact with the teachers from the radio during remote classes and with the teacher of their child's class when they picked up or took the handouts to school, as well as promoted actions and moments of coexistence that promoted the child's right to learning and development.
Palavras-chave: Família
Ensino remoto
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7200
Vocabulário controlado: Educação infantil - Ensino via Web
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JanainaSouza.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.