Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7158
Tipo de documento: Dissertação
Título: O uso das redes sociais online como ferramentas de informação, comunicação e educação por bibliotecas universitárias brasileiras
Autor(a): Costa, Denise Xavier
Orientador(a): Santos, Tatiana dos
metadata.dc.contributor.referee1: Quinelato, Eliane
metadata.dc.contributor.referee2: Martinati, Adriana Zampieri
Resumo: Com o advento da internet e o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem-se proporcionado à sociedade mais conectividade e, consequentemente, o transpassar das barreiras de comunicação presencial para alcançar o digital e virtual. Contudo, acredita-se que as bibliotecas universitárias também podem fazer uso desses recursos de TICs e serem muito bem beneficiadas, não apenas quanto ao maior alcance de comunicação para com a sua comunidade, mas também para a promoção da educação, a interação com os usuários e a divulgação de seus produtos e serviços. A partir dessas considerações, no desenvolver deste trabalho propomo-nos a abordar sobre quais são os recursos e/ou ferramentas associadas às TICs as bibliotecas universitárias têm feito uso para ir além do seu espaço físico tradicional e, assim, também alcançar os seus usuários nos espaços digitais. O estudo teve como foco o uso de redes sociais online pelas bibliotecas de universidades federais brasileiras e que estão em situação ativa no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). Entende-se que a partir do momento em que as bibliotecas optam por fazer uso de ferramentas como as redes sociais online, estas se posicionam de modo estratégico perante a sua comunidade, haja vista que as novas gerações humanas estão cada vez mais propensas ao acesso a tecnologias, à conectividade online e a rápida recuperação e absorção de informações. Logo, devemos compreender que estamos vivendo uma nova fase de reconhecimento de cultura em nossa sociedade, a qual tem sido chamada de cultura digital, e é preciso que as bibliotecas e os bibliotecários também dominem seu lugar neste espaço.
Resumo em outro idioma: With the advent of the internet and the emergence of Information and Communication Technologies (ICTs), society has been provided with more connectivity and, consequently, the overcoming of face-to-face communication barriers to reach the digital and virtual. However, it is believed that university libraries can also make use of these ICT resources and be very well benefited, not only in terms of greater communication reach with their community, but also for the promotion of education, interaction with users and the promotion of its products and services. From these considerations, in the development of this work we propose to address what are the resources and/or tools associated with ICTs that university libraries have used to go beyond their traditional physical space and, thus, also reach their users in the digital spaces. The study focused on the use of online social networks by libraries of Brazilian federal universities that are active in the National Register of Courses and Institutions of Higher Education, of the Ministry of Education (MEC). It is understood that from the moment libraries choose to make use of tools such as online social networks, they position themselves strategically before their community, given that the new human generations are increasingly prone to access to technologies, online connectivity and the rapid retrieval and absorption of information. Therefore, we must understand that we are living in a new phase of culture recognition in our society, which has been called digital culture, and it is necessary that libraries and librarians also dominate their place in this space.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação
Redes sociais online
Bibliotecas universitárias
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA: PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: MUST University
Nome do programa: Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação
Citação: COSTA, Denise Xavier. O uso de redes sociais online como ferramentas de informação, comunicação e educação por bibliotecas universitárias brasileiras. 2023. 43 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação) - MUST University, Boca Raton, Florida, USA, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7158
Vocabulário controlado: Mídia social
Redes sociais on-line
Bibliotecas universitárias - Serviços de informação
Aparece nas coleções:Dissertações (Programas sem vínculo com a UFAM) - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_DeniseCosta.pdf485,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons