Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7109
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de página de vendas a partir do processo projetual mercadológico com base nas metodologias acadêmicas
Autor(a): Guedes, Stefany de Castro
Orientador(a): Ruschival, Claudete Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Sheila Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Gean Flávio Araújo
Resumo: Este projeto tem como propósito o estudo entre a metodologia acadêmica de design com a metodologia aplicada no mercado de trabalho, com ênfase nos conflitos entre os dois e nas especificidades da realidade empresarial. Através de uma análise de autores clássicos de design, como Gui Bonsiepe e Bruno Munari, o estudo buscou estabelecer uma correlação entre as teorias e a prática empresarial e tal percepção quanto às diferenças entre uma metodologia em detrimento da outra, se corroborou ainda mais ao desenvolver o projeto de criação de uma página de vendas, a qual foi objeto de estudo nesta pesquisa, a fim de mostrar que de fato os métodos acadêmicos projetuais não são seguidos afinco no mercado de trabalho. Os objetivos específicos alcançados incluíram a compreensão da importância da utilização de métodos no desenvolvimento de trabalhos, na verificação do tempo e atividades de cada etapa das metodologias acadêmica e mercadológica, fazendo uma associação entre elas, e um estudo de caso citando as etapas metodológicas relativas aos métodos orientados na academia, para, por fim, entender as dinâmicas e restrições do mercado de trabalho, e a identificação de diferenças entre as duas metodologias. Os resultados obtidos ao final deste estudo destacaram a necessidade de adaptação das metodologias acadêmicas para o mercado de trabalho, a importância da comunicação eficaz e as restrições à liberdade criativa. A pesquisa também apontou dificuldades em termos de disponibilidade de informações detalhadas e complexidade das interações envolvidas no projeto. E por fim, a pesquisa concluiu que os métodos acadêmicos tradicionais não são seguidos de maneira estrita no ambiente profissional devido à sua complexidade e à necessidade de adaptá-los às restrições do mercado de trabalho. Portanto, torna-se imperativo correlacionar diversos métodos ou adotar um único, dependendo de como a técnica auxiliará no desenvolvimento e conclusão do produto.
Resumo em outro idioma: The purpose of this project is to study the academic methodology of design with the methodology applied in the labor market, with emphasis on the conflicts between the two and on the specificities of the business reality. Through an analysis of classic design authors, such as Gui Bonsiepe and Bruno Munari, the study sought to establish a correlation between theories and business practice and this perception regarding the differences between one methodology over the other, was further corroborated by developing the project to create a sales page, which was the object of study in this research, in order to show that, in fact, academic design methods are not followed diligently in the job market. The specific objectives reached included the understanding of the importance of using methods in the development of works, in the verification of the time and activities of each stage of the academic and marketing methodologies, making an association between them, and a case study citing the methodological stages related to the methods oriented in the academy, to finally understand the dynamics and restrictions of the labor market, and the identification of differences between the two methodologies. The results obtained at the end of this study highlighted the need to adapt academic methodologies to the job market, the importance of effective communication and restrictions on creative freedom. The survey also pointed out difficulties in terms of the availability of detailed information and the complexity of the interactions involved in the project. Finally, the research concluded that traditional academic methods are not strictly followed in the professional environment due to their complexity and the need to adapt them to the constraints of the labor market. Therefore, it becomes imperative to correlate several methods or adopt a single one, depending on how the technique will help in the development and completion of the product.
Palavras-chave: Web design
Marketing digital
Método acadêmico
Mercado de trabalho
Design
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Design - Bacharelado - Manaus
Citação: GUEDES, Stefany de Castro. Desenvolvimento de página de vendas a partir do processo projetual mercadológico com base nas metodologias acadêmicas. 2023. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7109
Vocabulário controlado: Desenho industrial
Projeto de produto
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_StefanyGuedes.pdf8,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons