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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As concepções dos professores de línguas diante da diversidade linguística na sala de aula em uma Escola Municipal Indígena na Comunidade Niterói no município de Amaturá-Am
Autor(a): Gonçalves, Dirceu
Orientador(a): Silva, Cristiane Alves da
metadata.dc.contributor.referee1: D'Avila, João Bosco Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Yong, Lesly Diana Pimentel
Resumo: Esta pesquisa se intitula as concepções dos professores de línguas diante da diversidade linguística na sala de aula em uma Escola Municipal indígena na Comunidade Niterói, no Município de Amaturá-AM. A diversidade linguística é uma realidade presente em muitos contextos educacionais, incluindo as comunidades indígenas do Município de Amaturá. A convivência com alunos indígenas durante a graduação e a experiência em estágios pedagógicos iniciais evidenciou a relevância e complexidade desse tema. Diante disso, surge a necessidade de compreender as concepções dos professores de línguas frente à diversidade linguística nas salas de aula das Escolas Municipais indígenas, com um enfoque específico na Comunidade de Niterói. A diversidade cultural e linguística é uma característica fundamental dessas comunidades, tornando a sala de aula um espaço propício para o encontro e o dialogo entre diferentes formas de conhecimento. Diante disso, a pesquisa teve como questão norteadora quais as concepções dos professores de línguas diante da diversidade linguística na sala de aula em uma Escola Municipal indígena na Comunidade Niterói no Município de Amaturá? Desta maneira, o objetivo geral foi investigar as concepções dos professores de línguas frente à diversidade linguística na sala de aula em uma Escola Municipal indígena na Comunidade Niterói, no Município de Amaturá-AM, e como objetivos específicos: identificar a situação sociolinguística em sala de aula na Comunidade de Niterói, no município de Amaturá-AM; analisar a atitude linguística dos professores de línguas frente à diversidade linguística na comunidade de Niterói, no Município de Amaturá; e inquirir os professores de línguas participantes da pesquisa quanto à metodologia utilizada por eles na sala de aula. A pesquisa bibliográfica baseou-se na leitura de autores que abordam a diversidade linguística, as atitudes linguísticas, a variação sociolinguística, a educação bilíngue e o ensino de línguas em contextos multilíngues e multiculturais. Autores como Martellota (2018), Gil (2008), Fiorin(2018),Bortoni-Ricardo (2005), Braga (2017), Antunes (2007), Bagno (2015), entre outros forneceram embasamento para compreender a relação entre língua, cultura, identidade e educação. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a dois professores de línguas que atuam na Escola Municipal indígena na Comunidade de Niterói.Com base nos resultados alcançados, pode-se afirmar que os professores de línguas levam em consideração e reconhecem que a língua é composta por variações. Essa compreensão mais aprofundada das concepções e atitudes dos professores diante da diversidade linguística contribui para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais adequadas para o ensino de línguas aos alunos indígenas, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e enriquecedor.
Resumo em outro idioma: Esta investigación se titula Las concepciones de los profesores de lengua sobre la diversidad lingüística en el aula de una Escuela Municipal indígena de la Comunidad Niterói, en el Municipio de Amaturá-AM. La diversidad lingüística es una realidad presente en muchos contextos educativos, incluyendo las comunidades indígenas del Municipio de Amaturá. La convivencia con estudiantes indígenas durante la graduación y la experiencia en etapas pedagógicas iniciales mostró la relevancia y complejidad de este tema. Por lo tanto, existe la necesidad de comprender las concepciones de los profesores de idiomas sobre la diversidad lingüística en las aulas de las Escuelas Municipales indígenas, con un enfoque específico en la Comunidad de Niterói. La diversidad cultural y lingüística es una característica fundamental de estas comunidades, haciendo del aula un espacio propicio para el encuentro y diálogo entre diferentes saberes. Ante esto, la investigación tuvo como pregunta orientadora¿cuáles son las concepciones de los profesores de lengua sobre la diversidad lingüística en el aula de una Escuela Municipal indígena de la Comunidad Niterói del Municipio de Amaturá? De esta forma, el objetivo general fue investigar las concepciones de los profesores de lengua sobre la diversidad lingüística en el aula de una Escuela Municipal indígena de la Comunidad de Niterói, en el Municipio de Amaturá-AM, y como objetivos específicos: identificar la situación sociolingüística en la clase presencial en la Comunidad de Niterói, en el municipio de Amaturá-AM; analizar la actitud lingüística de los profesores de idiomas frente a la diversidad lingüística en la comunidad de Niterói, en el Municipio de Amaturá; y cuestionar a los profesores de idiomas que participan en la investigación en cuanto a la metodología utilizada por ellos en el aula. La investigación bibliográfica se basó en la lectura de autores que abordan la diversidad lingüística, las actitudes lingüísticas, la variación sociolingüística, la educación bilingüe y la enseñanza de lenguas en contextos plurilingües y multiculturales. Autores como Martellota (2018), Gil (2008), Fiorin(2018), Bortoni-Ricardo (2005), Braga (2017), Antunes (2007), Bagno (2015), entre otros, sirvieron de base para entender la relación entre lengua, cultura, identidad y educación. Para la recolección de datos, se aplicó un cuestionario a dos profesores de idiomas que trabajan en la Escuela Municipal Indígena de la Comunidad de Niterói. A partir de los resultados alcanzados, se puede decir que los profesores de lengua tienen en cuenta y reconocen que la lengua se compone de variaciones. Esta comprensión más profunda de las concepciones y actitudes de los docentes hacia la diversidad lingüística contribuye al desarrollo de estrategias pedagógicas más apropiadas para la enseñanza de idiomas a estudiantes indígenas, promoviendo un ambiente de aprendizaje inclusivo y enriquecedor.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Diversidade Linguística
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7083
Vocabulário controlado: Linguagem e línguas
Minorias linguísticas
Linguas indigenas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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