Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7032
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Colégio Amazonense Dom Pedro II: conhecendo o passado - da fundação as reformas (1869-1961)
Autor(a): Magalhães, Giovanna Furtado
Orientador(a): Nogueira, Eulina Maria Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Fábio Souza Corrêa
metadata.dc.contributor.referee2: Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Resumo: No presente trabalho de conclusão de curso são analisados os efeitos das diferentes reformas educacionais na trajetória educacional de uma instituição histórica na cidade de Manaus. Buscamos investigar o processo de implementação das reformas educacionais imposta em diferentes momentos educacionais históricos no Brasil e na cidade de Manaus-AM. Desta maneira concluímos um quadro de análise e discussões pautadas na área de política pública educacional amazonense com vistas à construção de uma historização da educação na cidade de Manaus no período de 1869 à 1961. O trabalho visa um levantamento da história do Colégio Amazonense Dom Pedro II, as características que o tornam importante, como ele se baseou nos modelos europeus da época e como ocorreram as mudanças de seu modelo educacional e social. Ao longo do texto buscamos estruturar uma sequência de relatos históricos através de documentações legais de épocas diferentes acerca dos princípios e fins da educação propostas nas reformas que se seguem ao período de efetivação do Colégio. Posteriormente, focalizamos o estudo na investigação de análise dos limites das reformas educacionais que foram implantadas nacional e local no âmbito da educação básica. Utilizamos as categorias de analise de legislação escolar e instituições escolares.
Resumo em outro idioma: In this course completion work, the effects of different educational reforms on the educational trajectory of a historic institution in the city of Manaus are analyzed. We seek to investigate the implementation process of educational reforms imposed in different historical educational moments in Brazil and in the city of Manaus-AM. In this way, we conclude a framework of analysis and discussions based on the area of public policy in the Amazon, to build a history of education in the city of Manaus in the period from 1869 to 1961. The work aims at a survey of the history of Colégio Amazonense Dom Pedro II, the characteristics that make it important, how it was based on the European models of the time, and how changes occurred in its educational and social model. Throughout the text, we seek to structure a sequence of historical accounts through legal documentation from different times about the principles and purposes of education proposed in the reforms that follow the period of effectiveness of the College. Subsequently, we focused the study on the investigation of the analysis of the limits of the educational reforms that were implemented nationally and locally in the scope of basic education. We used the analysis categories of school legislation and school institutions.
Palavras-chave: Ensino Secundário
Colégio D. Pedro II - AM
Reformas Educacionais Brasileiras
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citação: MAGALHÃES, Giovanna Furtado. Colégio Dom Pedro II: conhecendo o passado - da fundação as reformas (1869-1961). 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7032
Vocabulário controlado: Ensino secundário - Manaus (AM)
Reforma do ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.