Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6842
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
Autor(a): Mendonça, Jaíne Mariano
Orientador(a): Silva, Oderlene Braulio da
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou conhecer como se processou a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil durante o ensino remoto, via Programa Rádio escola em Benjamin Constant- AM. Para atingir este fim buscou-se conhecer a concepção de docentes da educação infantil sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, descrever o processo ensino aprendizagem na educação infantil desenvolvido por meio do Programa Rádio Escola durante o ensino remoto e verificar como a relação educador e criança da educação infantil ocorreu via o Programa Rádio Escola e quais os fatores que dificultaram e facilitaram esta relação. Este trabalho proporcionou leituras rigorosas com base em Libâneo (1994), Saviani (2013), Freire (2020) e outros. Para coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa com análise documental e a aplicação de questionário, metodologia necessária ao alcance do objetivo do estudo e à compreensão da realidade das aulas remota em Benjamin Constant-Am. O estudo apresentou uma discussão sobre a relação professor /aluno no ensino remoto na educação infantil e como esta relação se deu e contribuiu para aprendizagem das crianças neste processo para as crianças adquirirem conhecimentos e terem um aprendizado significativo. A pesquisa mostrou que, mesmo a distância e com uso da rádio como tecnologia de comunicação de massa, a relação entre educadora e criança da educação infantil ocorreu via áudio, vídeo, mensagem de texto e ligações telefônicas, bem como com a participação das crianças por meio da mediação da família, o que contribuiu para sua aprendizagem e desenvolvimento.
Resumo em outro idioma: This Course Completion work is configured as a scientific production that aimed to know how the teacher-student relationship was processed in the teaching-learning process in early childhood education during remote teaching, via the Radio School Program in Benjamin Constant-AM . To achieve this end, we sought to understand the conception of early childhood education teachers about the importance of the teacher-student relationship for the child's learning and development process, to describe the teaching-learning process in early childhood education developed through the Rádio Escola Program during the remote teaching and verify how the relationship between educator and child in kindergarten took place via the Radio School Program and what factors made this relationship difficult and easy. This work provided rigorous readings based on Libâneo (1994), Saviani (2013), Freire (2020) and others. For data collection, a qualitative field research was carried out with document analysis and the application of a questionnaire, a methodology necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of remote classes in Benjamin Constant-Am. The study presented a discussion about the teacher / student relationship in remote teaching in early childhood education and how this relationship occurred and contributed to children's learning in this process for children to acquire knowledge and have meaningful learning. The research showed that, even at a distance and with the use of radio as a mass communication technology, the relationship between educator and child in kindergarten occurred via audio, video, text message and telephone calls, as well as with the participation of children through through family mediation, which contributed to their learning and development.
Palavras-chave: Relação professor-aluno
Ensino remoto
Educador e criança da educação infantil
Programa Rádio Escola
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Citação: MENDONÇA, Jaíne Mariano. A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant-AM, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6842
Vocabulário controlado: Educação infantil
Ensino à distância
Comunicação de massa e educação
Rádio na educação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JaíneMarianoMendonça.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.