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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: um estudo na pré-escola do Centro de Educação Infantil de Benjamin Constant-Am
Autor(a): Mangabeira, Rosangela Hilário
Orientador(a): Silva, Oderlene Bráulio da
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo verificar se as formas de utilização da ludicidade na educação infantil vêm garantindo o atendimento dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto de uma turma da pré-escola de um CMEI do município de Benjamin Constant. Para isso tornou-se necessário conhecer o conceito de ludicidade e sua importância na aprendizagem das crianças a partir da concepção dos docentes da educação infantil; identificar as atividades lúdicas e as formas como são desenvolvidas nos diferentes espaços educativos da escola; descrever a infraestrutura física e material da escola para o uso da ludicidade no ambiente educacional; e verificar como os direitos de aprendizagem e desenvolvimento estão sendo garantidos a partir das atividades lúdicas desenvolvidas. Para o desenvolvimento da monografia foram realizadas leituras nas obras de Maluf (2003), Santos (2009), Bruner (1983), Kishimoto (2017), Ishida (2011), dentre outros que tratam da importância da ludicidade na educação infantil, e em documentos legais como RCEI (1998), BNCC (2018), LDB (1996), ECA (1990) e DCNEI (2009). A pesquisa foi realizada na Creche Municipal de Educação Frei Benigno Falchi com três (3) professoras da educação infantil do Pré II. A pesquisa constituiu-se como uma pesquisa de campo de metodologia qualitativa, fazendo o uso de questionário e da observação participativa para constatar se o lúdico está presente no dia-a-dia da criança da pré-escola e como está sendo empregado para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Percebeu-se a que o lúdico na pré escola é realizado a partir de brincadeiras, jogos, músicas, e danças, estas atividades dinâmicas e criativas para a motivação e interesse das crianças que as levam a construir o conhecimento de forma descontraída e prazerosa, considerando os seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, constatou-se que com a valorização do trabalho com jogos e brincadeiras, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos e que as atividade lúdicas desenvolvidas com as crianças favoreciam a imaginação, a atenção, a participação, a exploração, o convívio, o compartilhar, dentre outros aspectos fundamentais à garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, se configurando como uma ferramenta de suma importância para desenvolver a criança física, social, emocional e cognitivamente.
Resumo em outro idioma: This course conclusion work had as main objective to verify if the ways of using ludicity in early childhood education have been guaranteeing the fulfillment of children's learning and development rights in the context of a preschool class of a CMEI in the municipality of Benjamin Constant . For this, it became necessary to know the concept of ludicity and its importance in children's learning from the conception of early childhood education teachers; identify recreational activities and the ways in which they are developed in the different educational spaces of the school; describe the school's physical and material infrastructure for the use of playfulness in the educational environment; and verify how the rights of learning and development are being guaranteed based on the ludic activities developed. For the development of the monograph, readings were carried out in the works of Maluf (2003), Santos (2009), Bruner (1983), Kishimoto (2017), Ishida (2011), among others that deal with the importance of playfulness in early childhood education, and in legal documents such as RCEI (1998), BNCC (2018), LDB (1996), ECA (1990) and DCNEI (2009). The research was carried out at the Frei Benigno Falchi Educational Creche Municipal with three (3) Pre-II kindergarten teachers. The research was constituted as a field research of qualitative methodology, making use of a questionnaire and participatory observation to verify if the ludic is present in the day-to-day of the preschool child and how it is being used to guarantee the children's learning and development rights. It was noticed that the ludic in preschool is carried out from jokes, games, songs, and dances, these dynamic and creative activities for the motivation and interest of the children that lead them to build knowledge in a relaxed and pleasant way, considering their learning and development rights. Therefore, it was found that with the appreciation of work with games and games, teachers will have an indispensable tool for the daily work in the learning of their students and that the ludic activities developed with the children favored imagination, attention, participation, exploration, conviviality, sharing, among other fundamental aspects to guarantee the child's learning and development rights, becoming a very important tool to develop the child physically, socially, emotionally and cognitively.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ludicidade
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6836
Vocabulário controlado: Educação infantil - Finalidades e objetivos
Professores de educação infantil
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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