Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6680
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: As múltiplas linguagens e o desenvolvimento integral das crianças no cotidiano de uma escola pública de educação infantil no município de Parintins-AM
Autor(a): Azevedo, Sâmia Mendes de
Orientador(a): Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Ana Cristina
Resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como objetivo geral investigar de que forma as múltiplas linguagens contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e como estas manifestações expressivas estão presentes no cotidiano da Educação Infantil. O estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em um Centro Educacional Infantil (CEI) da rede pública de ensino da zona urbana do município de Parintins-AM. Os sujeitos participantes são duas professoras e as crianças de duas turmas da pré-escola. Os instrumentos e técnicas utilizados para coleta de dados foram: observação participante das práticas docentes, análise dos planos de ensino e de atividades pedagógicas com registros no diário de campo. Os resultados obtidos revelam que as múltiplas linguagens exercem um importante papel no desenvolvimento integral da criança, manifestando-se na educação infantil por meio da linguagem verbal, da dança, da música, da leitura de imagens, do teatro, do cinema, dos gestos, do desenho livre e da pintura. Todavia, há predominância nas práticas pedagógicas das linguagens relacionadas à escrita e à fala como também nos planos didáticos semanais elaborados pelas professoras. Com isso, conclui-se que as diferentes linguagens precisam ser potencializadas de forma igualitária no cotidiano da pré-escola, para que as crianças possam se expressar considerando as diversas formas expressivas da infância. Para tanto, é necessário ampliar a imersão das crianças no universo das linguagens por meio dos Campos de Experiências e dos recursos didáticos para que elas possam expandir seu universo de saberes, seu imaginário, modo de se comunicar e interagir como o mundo e com os outros.
Resumo em outro idioma: This research with a qualitative approach has the general objective of investigating how multiple languages contribute to the integral development of children and how these expressive manifestations are present in the daily life of Early Childhood Education. The study is characterized as bibliographic research and field research. The field research was carried out in a Children's Educational Center (CEI) of the public school network in the urban area of the municipality of Parintins-AM. The participating subjects are two teachers and children from two preschool classes. The instruments and techniques used for data collection were: participant observation of teaching practices, analysis of teaching plans and pedagogical activities with records in the field diary. The results obtained reveal that multiple languages play an important role in the integral development of the child, manifesting themselves in early childhood education through verbal language, dance, music, reading images, theater, cinema, gestures, free drawing and painting. However, there is predominance in the pedagogical practices of languages related to writing and speaking, as well as in the weekly didactic plans elaborated by the teachers. With this, it is concluded that the different languages need to be equally potentiated in the daily life of preschool, so that children can express themselves considering the different expressive forms of childhood. Therefore, it is necessary to expand the immersion of children in the universe of languages through the Fields of experiences and materials so that they can expand their universe of knowledge, their imagination and way of communicating and interacting with the world and with others.
Palavras-chave: Múltiplas linguagens
Multiple languages
Educação infantil
Early childhood education
Desenvolvimento integral
Integral development
Campos de experiências
Fields of experiences
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citação: AZEVEDO, Sâmia Mendes de. As múltiplas linguagens e o desenvolvimento integral das crianças no cotidiano de uma escola pública de educação infantil no município de Parintins-AM. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6680
Vocabulário controlado: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação infantil - Parintins (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SâmiaAzevedo.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.