Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6669
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As transformações dos mercados agroalimentares a partir da pandemia de Covid-19: o caso da APOFAC de Humaitá/AM
Autor(a): Siegloch, Amanda
Orientador(a): Tonin, Jeferson
metadata.dc.contributor.referee1: Gondim, Perla Joana Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, José Tobias Marks
Resumo: Os mercados agroalimentares cada vez mais estão ganhando notoriedade, sobretudo com o constante crescimento populacional e a alta demanda de alimentos. Todavia, o acesso a eles não constitui uma tarefa simples, tornando a experiência dos agricultores (especialmente os familiares) dificultosa, de modo que com o auxílio de uma instituição, como uma associação ou cooperativa, estes processos podem ser fortalecidos, contribuído para o desenvolvimento rural e para a diminuição do êxodo dos agricultores e familiares. Com o deflagrar da pandemia de Covid-19, o acesso aos mercados agroalimentares piorou ainda mais. A restrição de circulação de pessoas e o fechamento das escolas fez com que os principais mercados acessados ficassem inacessíveis. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar as transformações dos mercados agroalimentares e o papel da habilidade social na construção de estratégias de comercialização a partir da pandemia da COVID-19 no âmbito da Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros do Alto Crato – APOFAC, em Humaitá - AM. Esta promove a articulação e a organização de agricultores para facilitar o acesso aos meios de comercialização. Atualmente 56 famílias estão cadastradas na associação e, juntas, atuam no abastecimento alimentar de escolas, feiras e mercados do município. Para realizar a pesquisa, foi utilizada a Teoria dos Campos de Ação Estratégica (CAE) de Fligstein e McAdam (2012), a partir da qual serão analisadas as habilidades e estratégias desenvolvidas pelos atores sociais em prol de diminuir os impactos ocasionados pela paralização dos diferentes tipos de mercados agroalimentares.
Resumo em outro idioma: Agri-food markets are increasingly gaining notoriety, especially with the constant population growth and high demand for food. However, access to them is not an easy task, making the experience of farmers (especially family farmers) difficult, so with the help of an institution, such as an association or cooperative, these processes can be strengthened, contributing to rural development and reducing the exodus of farmers and family members. With the outbreak of the Covid-19 pandemic, access to agrifood markets has worsened further. The restricted movement of people and the closing of schools made the main markets inaccessible. In this sense, the objective of this research was to analyze the transformations of agrifood markets and the role of social ability in the construction of marketing strategies from the pandemic of COVID-19 in the Alto Crato Association of Fruit and Vegetable Producers - APOFAC, in Humaitá - AM. This association promotes the articulation and organization of farmers to facilitate their access to the means of commercialization. Currently 56 families are registered in the association and, together, act in the food supply of schools, fairs and markets in the municipality. To carry out the research, Fligsttein and McAdam's (2012) Theory of Strategic Fields of Action (CAE) was used, based on which the skills and strategies developed by social actors will be analyzed in order to reduce the impacts caused by the paralization of different types of agro-food markets.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Associativismo
Comercialização
Cooperação
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS: AGRONOMIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Agronomia - Bacharelado - Humaitá
Citação: SIEGLOCH, Amanda. As transformações nos mercados agroalimentares a partir da pandemia de Covid-19: o caso da APOFAC de Humaitá/AM. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6669
Grupo de pesquisa: NUPEAS - Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia
Vocabulário controlado: Agricultura familiar - Humaitá (AM)
Produtos agrícolas - Comercialização
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AmandaSiegloch.pdf569,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons