Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6588
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de observação do ensino de Libras como L1 e L2
Autor(a): Corrêa, Rhana Letícia Thomé
Orientador(a): Fernandes, Gustavo Luna Maia Correia
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Leonardo Pessoa da
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da
Resumo: Este trabalho apresenta o Relatório Final de Estágio em Ensino de Libras como L1 e L2 no curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Amazonas. Fundamentou-se para o ensino de Libras em L1 nos seguintes autores QUADROS(2000), LEITE(2004), FIORIN(2013), ALBRES E SARUTA (2012), PIMENTA e LIMA (2004) e para o ensino de Libras como L2 nos autores GESSER(2010), Leite(2004), WILCOX & WILCOX(1991a 1991b) traduzido por LEITE (2005) e SÁ (2009). No período de 25 julho a 22 de agosto de 2022 na Escola Instituto Filippo Smaldone e 28 de agosto a 4 de setembro de 2019 na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz. Os professores surdos de Libras mostraram durante as disciplinas suas práticas e vivências e foram relatados neste trabalho. A metodologia utilizada foi observação em sala de aulas. Após as análises chegou-se a seguinte conclusão o estágio supervisionado é uma atividade indispensável na construção da identidade profissional, pois é neste momento que vamos vivenciar na prática as teoria que estudamos ao decorrer da graduação e futuramente como vamos solucionar problemas durante nossa docência em ensino de L1 e L2 da Língua de Sinais Brasileira.
Resumo em outro idioma: This work presents the Final Report of Internship in Teaching Libras as L1 and L2 in the Letters-Libras course at the Federal University of Amazonas. It was based for the teaching of Libras in L1 in the following authors QUADROS (2000), LEITE (2004), FIORIN (2013), ALBRES E SARUTA (2012), PIMENTA and LIMA (2004) and for the teaching of Libras as L2 in the authors GESSER(2010), Leite(2004), WILCOX & WILCOX(1991a 1991b) translated by LEITE(2005) and SÁ (2009) . The methodology used was classroom observation from July 25 to August 22, 2022 at Escola Instituto Filippo Smaldone and from August 28 to September 4, 2019 at Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, also deaf teachers of Libras showed their practices and experiences during the disciplines and were reported in this work. After the analysis, the following conclusion was reached: the supervised internship is an essential activity in the construction of the professional identity, because it is at this moment that we will experience in practice the theories that we study during graduation and in the future how we will solve problems during our teaching. of L1 and L2 of Brazilian Sign Language.
Palavras-chave: Estágio
Libras
Professor
Escola
Ensino L1 e L2
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6588
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais
Lingua de sinais
Educação - Estudo e ensino (Estágio)
Professores - Formação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RhanaCorrêa.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.