Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6548
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As redes sociais virtuais (RSV) como estratégia de sustentação dos empreendimentos de Manaus e Rio Preto da Eva, Amazonas, durante a pandemia de SARS-CoV-2
Autor(a): Curitiba, Jhenyffer de Souza
Orientador(a): Mafra, Rosana Zau
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Salomão Franco
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Anderson Litaiff Feitosa da
Resumo: A pandemia de sars-cov-2 motivou uma quantidade significativa de empreendedores e varejistas a utilizar plataformas digitais de vendas para manter os seus negócios ativos. O presente estudo teve como objetivo identificar como as Redes Sociais Virtuais (RSV) foram utilizadas pelos empreendedores nas cidades de Manaus e Rio Preto da Eva, do Estado do Amazonas, durante a pandemia de sars-cov-2. A hipótese central é que as redes foram usadas como estratégia de sustentação dos negócios, visando dirimir os efeitos da queda no volume de negócios decorrente da redução generalizada da atividade econômica. Esta pesquisa é do tipo descritiva-exploratória e de natureza quali-quantitativa. Para obtenção dos dados primários foi aplicado um questionário online contendo 24 questões para obter informações sociodemográficas, sobre o empreendimento e sobre do uso das RSV. A maioria dos empreendedores (89,5%) é do sexo feminino e é do setor de Comércio (55,6%). O tempo de atividade da maioria é de 47,7% e 63,2% declarou que as RSV ajudaram nos negócios durante a pandemia. Instagram e WhatsApp estão entre as RSV mais utilizadas pelos empreendedores. Para a maioria (73,7%), a RSV contribuiu de forma intermediária (“mais ou menos”) para o aumento no faturamento. Este aumento foi na faixa de 5% a 10%, o que pode ser explicado pela redução de renda da população durante o período pandêmico. O estudo evidenciou que as RSV ferramentas importantes para o empreendedor, facilitando o surgimento de novos negócios devido a capilaridade deste tipo de canal de marketing ou vendas, independentemente das restrições de localidade, nível educacional ou outra variável social.
Resumo em outro idioma: The sars-cov-2 pandemic has motivated a significant number of entrepreneurs and retailers to use digital sales platforms to keep their businesses in operation. The present study aimed to identify how Virtual Social Networks (RSV) were used by entrepreneurs in the cities of Manaus and Rio Preto da Eva, in the State of Amazonas, during the sars-cov-2 pandemic. The central hypothesis is that RSV was used as a business support strategy, aiming to refrain the volume of economic activity ́s reduction. This research is a descriptive-exploratory and qualitative- quantitative approach. To obtain the primary data, an online survey was applied to obtain sociodemographic information about the enterprise and the use of RSV by entrepreneurs. Most entrepreneurs (89.5%) are female and are from the Commerce sector (55.6%). The majority's time in business is 47.7% and 63.2% of respondents declared that RSV helped the business during the pandemic. Instagram and WhatsApp are among the most used RSV by entrepreneurs. For the majority (73.7%), RSV contributed in an intermediary way (“more or less”) to the increase in revenue. This increase was in the range of 5% to 10%, which can be explained by the reduction in the population's income during the pandemic period. The study showed that RSV are an important tool for the entrepreneur, facilitating the emergence of new businesses due to the capillarity of this type of marketing or sales channel, regardless the location, educational level or another social variable.
Palavras-chave: Empreendedorismo digital
Faturamento
Inovação
Empreendedorismo feminino
Digital entrepreneurship
Innovation
Female entrepreneurship
Revenue
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6548
Vocabulário controlado: Empreendedorismo
Mídia social
Mulheres de negócios
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JhenyfferCuritiba.pdf791,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.