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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Saberes tradicionais refletidos na prática pedagógica da educação infantil indígena: uma abordagem da práxis do professor indígena na Escola Municipal Indígena Ãegacü Decatücü
Autor(a): Coelho, Maria Saúde Fabá
Orientador(a): Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Sebastião Melo
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Saberes Tradicionais Refletidos na Prática Pedagógica da educação infantil indígena: uma Abordagem da Práxis dos Professores Indígenas na Escola Municipal Indígena Ãegacü Decatücü” tem como objetivo geral analisar se a prática pedagógica do professor de educação infantil indígena articula-se aos saberes tradicionais dos povos indígenas da escola. Este trabalho foi realizado com o enfoque de pesquisa de caráter qualitativa, quanto ao seu objetivo à pesquisa foi exploratória, seus procedimentos de pesquisa será de forma bibliográfica, documental, pesquisa de campo e pesquisa participante. Percebeu-se nesta pesquisa que os saberes tradicionais constituem o fazer pedagógico na educação infantil, apesar das imposições curriculares que em parte, desconsiderada os aspectos socioculturais, contudo, o movimento de luta e resistência nos planejamentos e práticas pedagógicas fica evidentes como esses conhecimentos tradicionais fazem parte da existência das crianças e professores indígenas. Portanto, é necessário se apropriar dos saberes tradicionais, dos conhecimentos científicos e das práticas pedagógicas das outras sociedades para fazer o melhor uso de todos esses saberes, nas escolas indígenas é através deste processo que o professor poderá adquirir conhecimentos de ensino aprendizagem que poderão ser uteis no cotidiano.
Resumo em outro idioma: El presente Trabajo de Finalización de Curso titulado “Saberes Tradicionales Reflejados en la Práctica Pedagógica de la Educación Inicial Indígena: Una Aproximación a la Praxis de los Docentes Indígenas de la Escuela Indígena Municipal Ãegacü Decatücü” tiene como objetivo general analizar si la práctica pedagógica de los Docente de educación inicial indígena se vincula a los saberes tradicionales de los pueblos indígenas de la escuela. Este trabajo se realizó con el enfoque de investigación cualitativa, ya que por su objetivo la investigación fue exploratoria, sus procedimientos de investigación serán de tipo bibliográfico, documental, investigación de campo y investigación participativa. Se percibió en esta investigación que los conocimientos tradicionales constituyen la práctica pedagógica en la educación infantil, a pesar de las imposiciones curriculares que, en parte, desconociendo los aspectos socioculturales, sin embargo, se evidencia el movimiento de lucha y resistencia en la planificación y las prácticas pedagógicas como estos tradicionales Los saberes hacen parte de la existencia de los niños y maestros indígenas. Por lo tanto, es necesario apropiarse de los conocimientos tradicionales, los conocimientos científicos y las prácticas pedagógicas de otras sociedades para aprovechar al máximo todos estos conocimientos en la vida cotidiana.
Palavras-chave: Saberes tradicionais
Práticas pedagógicas
Educação infantil
Professor indígena
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6507
Vocabulário controlado: Indígenas - Educação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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