Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6501
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva: o direito de participar e aprender dos alunos com necessidades especiais
Autor(a): Santos, Sabrina Rodrigues
Orientador(a): Silva, Oderlene Braulio da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
Resumo: O trabalho objetivou analisar a participação e a aprendizagem dos alunos com necessidades especiais no processo de ensino- aprendizagem de uma escola pública do Município de Benjamin Constant- AM. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal CESBI- centro Educacional Batista Independente localizada no município de Benjamin Constant- Amazonas no ano de 2017. Os sujeitos da pesquisa foram 2 (duas) alunas e 2 (duas) professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas, questionários e observações, acompanhando-as no âmbito escolar, para obter dados referentes a vivencia e realidade desses alunos com necessidades especiais dentro da escola e as formas de sua participação e aprendizagem na escola. Abordamos autores que pesquisam a questão da educação especial no Brasil a partir da perspectiva da educação inclusiva e as legislações históricas e as vigentes na atualidade no país. O estudo mostrou quem são os alunos da educação especial inseridos na escola pública de ensino regular e quem são os seus docentes e como trabalham, enfatizando as formas de participação e aprendizagem das alunas com NEE sendo, mais especificamente, de uma aluna cadeirante, devido paralisia infantil e uma aluna com síndrome de Down que cursam o 1º e 2º ano do ensino fundamental. Com o estudo concluímos que ainda pouco vem sendo feito para garantir o direito à efetiva participação e aprendizagem das alunas com NEE nas salas de aula do ensino regular das escolas públicas, pois nem a escola apresenta a infraestrutura física e material necessária quanto os docentes não possuem formação adequada e experiencia profissional para garantir uma educação inclusiva e de qualidade e o direito à educação dos alunos com NEE.
Resumo em outro idioma: The work aimed to analyze the participation and learning of students with special needs in the teaching-learning process of a public school in the municipality of Benjamin Constant- AM. The work aimed to analyze the participation and learning of students with special needs in the teaching-learning process of a public school in the municipality of Benjamin Constant- AM. The study was developed at the CESBI Municipal School - Independent Baptist Educational Center located in the municipality of Benjamin Constant Amazonas in 2017. The study was developed at the CESBI Municipal School - Independent Baptist Educational Center located in the municipality of Benjamin Constant Amazonas in 2017. The research subjects were 2 (two) students and 2 (two) teachers fromthe initial years of elementary school. For data collection, interviews, questionnaires and observations were conducted, accompanying them in the school environment, to obtain data regarding the experience and reality of these students with special needs within the school and the ways in which they participate and learn in school. We approach authors who research the issue of special education in Brazil from the perspective of inclusive education and the historical and current laws in the country. The study showed who are the students of special education inserted in the public school of regular education and who are their teachers and how they work, emphasizing the forms of participation and learning of students with SEN being, more specifically, of a wheelchair student, due to infantile paralysis and a student with Down syndrome who attend the 1st and 2nd year of elementary school. With the study we conclude that little has been done to guarantee the right to effective participation and learning of students with SEN in the classrooms of regular education of public schools, because neither the school presents the physical infrastructure and material necessary when teachers do not have adequate training and professional experience to ensure inclusive and quality education and the right to education of pupils with SEN.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Participação e aprendizagem de alunos com NEE
Educação especial como direito
Ensino regular
Inclusive education
Special education as a law
Participation and learning of students with SEN
Regular education
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6501
Vocabulário controlado: Pessoas com deficiência mental - Condições sociais
Psicologia da aprendizagem
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SabrinaRodrigues.pdf1,97 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.