Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6498
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação ecológica: um estudo das práticas ambientais escolares |
Autor(a): | Holanda, Lorena Ramos |
Orientador(a): | Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Campos, Sebastião Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Jarliane da Silva |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as práticas de educação ambiental na formação ecológica das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental em uma Escola pública do município de Benjamin Constant, zona de fronteira, Alto Solimões, do Estado do Amazonas. O procedimento metodológico adotado seguiu a abordagem qualitativa e pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação participante e questionários para docentes e discentes. Nosso aporte teórico tomou como base Apolinário (2019), Leff (2002), Capra (2006), Gadotti (2000), Reigota (2002), dentre outros. Como resultado da pesquisa, concluímos que a educação ambiental não está formalizada no Projeto Político Pedagógico da Escola, os professores desenvolvem a temática de forma isolada, mesmo assim, verificamos que os alunos compreendem a importância da Educação Ambiental para a sociedade. |
Resumo em outro idioma: | Este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) tiene como objetivo analizar las prácticas de educación ambiental en la formación ecológica de niños del 5º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública del municipio de Benjamin Constant, zona fronteriza, Alto Solimões, en el Estado de Amazonas. El procedimiento metodológico adoptado siguió un enfoque cualitativo y de investigación de campo. Como instrumento de recolección de datos se utilizó la observación participante y cuestionarios para docentes y estudiantes. Nuestro aporte teórico se basó en Apolinário (2019), Leff (2002), Capra (2006), Gadotti (2000), Reigota (2002), entre otros. Como resultado de la investigación, concluimos que la educación ambiental no está formalizada en el Proyecto Político Pedagógico de la Escuela, los docentes desarrollan el tema de forma aislada, aun así, encontramos que los estudiantes comprenden la importancia de la Educación Ambiental para la sociedad. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Escola Formação Ecológica |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6498 |
Vocabulário controlado: | Educação ambiental - Brasil |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LorenaHolanda.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.