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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ausência do currículo da Língua brasileira de Sinais na educação básica em escolas regular de surdos e escolas inclusivas com alunos surdos no Amazonas.
Autor(a): Santos, Adriele Coelho dos
Orientador(a): Stoller, Joana Angélica Ferreira Cabral
metadata.dc.contributor.referee1: Castro Junior, Glaucio de
metadata.dc.contributor.referee2: Girão, Stéphanie Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Nelson Rosas
Resumo: A Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de Surdos, inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória no currículo do ensino fundamental. Desse modo, se faz necessário que as instituições de ensino regular de alunos Surdos, e inclusiva com alunos Surdos, possam refletir quanto a implementação do ensino da Libras como primeira língua (L1), no currículo do ensino fundamental, no auxílio do desenvolvimento educacional do alunado Surdo. Certamente, o ponto de partida essencial com relação à educação de Surdos, é a inserção de um currículo escolar desde os primeiros anos escolares. O presente trabalho de conclusão de curso, objetivou investigar a ausência do currículo da Língua Brasileira de Sinais na educação básica no Amazonas, para tanto, realizou- se um estudo qualitativo, descritivo de revisão bibliográfica e documental.
Resumo em outro idioma: Law No. 14,191, of August 3, 2021, which amends Law No. 9,394, of December 20, 1996, on the Guidelines and Bases of National Education (LDB), which provides for the modality of bilingual education for the deaf, includes the teaching of Brazilian Sign Language (Libras) as a mandatory subject in the elementary school curriculum. In this way, it is necessary that the institutions of regular education of Deaf students, and inclusive with Deaf students, can reflect on the implementation of the teaching of Libras as a first language (L1), in the elementary school curriculum, in the aid of the educational development of the deaf students. Certainly, the essential starting point in relation to the education of the deaf is the insertion of a school curriculum from the first school years. The present course conclusion work aimed to investigate the absence of the Brazilian Sign Language curriculum in basic education in Amazonas, therefore, a qualitative, descriptive study of bibliographic and documental review was carried out.
Palavras-chave: Currículo.
Ensino de Libras.
Educação básica.
Bilinguismo.
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6421
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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