Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus |
Autor(a): | Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares |
Orientador(a): | Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral |
metadata.dc.contributor.referee1: | Stumpf, Marianne Rossi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Stoller, Fábio Tadeu Cabral |
metadata.dc.contributor.referee3: | Castro Junior, Gláucio de |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta apresentar o sistema gráfico da escrita de sinais Língua Brasileira de Sinais - Libras, e analisar se há eficácia no momento de ensino-aprendizagem de acordo com os postulados teóricos. As autoras Alves; Lima; Stumpf (2018) afirmam que a língua de sinais possui sua grafia própria, embora pouco usada e que o SignWriting atende a todos os parâmetros da Libras, tornando suas representações significativas para seus usuários (surdos e ouvintes afins). Para isso é necessário que o educando tenha o contato com essa escrita desde o período das séries iniciais, para que os sujeitos envolvidos possam futuramente ter domínio da escrita da língua de sinais, o SignWriting, dessa forma poderá ter uma boa base linguística para aprender outro idioma, do mesmo modo a se registrar, produzir, propagar ideias, desenvolver o cognitivo, entre outros. Palavras-chave: SignWriting; bilinguismo; educação de surdos; Libras. |
Resumo em outro idioma: | The present work has the proposal to present the graphic system of the writing of signs Brazilian Sign Language - Libras, and to analyze if there is effectiveness in the teaching-learning moment according to the theoretical postulates. The authors Alves; Lime; Stumpf (2018) state that sign language has its own spelling, although it is rarely used and that SignWriting meets all the parameters of Libras, making its representations meaningful to its users (deaf and hearing alike). For this, it is necessary for the student to have contact with this writing since the period of the initial series, so that the subjects involved can in the future master the writing of sign language, SignWriting, in this way they can have a good linguistic basis to learn another language. language, in the same way to register, produce, propagate ideas, develop cognitive skills, among others. Keywords: SignWriting; bilingualism; deaf education; Libras. |
Palavras-chave: | SignWriting Libras. SignWriting Bilinguismo Bilingualism Educação de surdos Deaf education Libras Libras |
Área de conhecimento - CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390 |
Vocabulário controlado: | Lingua brasileira de sinais Surdos - Educação |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_SusanXavier.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.