Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6287
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aplicação da Neuroarquitetura em Centro de Integração e Apoio para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) |
Título(s) alternativo(s): | Application of Neuroarchitecture in Integration and Support Center for children with ASD (Autism Spectrum Disorder) |
Autor(a): | Nobre, Karen Kelen Silva |
Orientador(a): | Pontes, Taís Furtado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fonseca, Roger Pamponet da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Heimbecker, Vládia Pinheiro Cantanhede |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ladeira, Germano Andrade |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo pesquisar e reunir os conceitos necessários que embasem e justifiquem a proposta de implementação do projeto de um Centro de integração e Apoio para Crianças com Transtorno do Espectro Autista em Manaus, através da aplicação da Neuroarquitetura e da sua forma de projetar. O propósito de tal implantação se dá pela constante necessidade de espaços destinados ao público autista com aporte necessário para o desenvolvimento de suas terapias e atividades de crescimento social e motor. Sendo assim, o presente trabalho propõe o uso da neurociência aplicada à arquitetura com o intuito de desenvolver um projeto arquitetônico onde as necessidades sensoriais dos indivíduos autistas são levadas em consideração no ato projetual, afim de criar espaços que corroborem com o pleno desenvolvimento dessas crianças. |
Resumo em outro idioma: | The present Course Conclusion Work aims to research and gather the necessary concepts that support and justify the proposal to implement the project of an Integration and Support Center for Children with Autism Spectrum Disorder in Manaus, through the application of Neuroarchitecture and the your way of designing. The purpose of such implementation is given by the constant need for spaces for the autistic public with the necessary support for the development of their therapies and activities for social and motor growth. Therefore, the present work proposes the use of neuroscience applied to architecture in order to develop an architectural project where the sensory needs of autistic individuals are taken into account in the design act, in order to create spaces that support the full development of these children. |
Palavras-chave: | Neuroarquitetura Neurociência Arquitetura Autismo TEA -Transtorno do Espectro Autista Neuroarchitecture Neuroscience Architecture Autism ASD - Autism Spectrum Disorder |
Área de conhecimento - CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6287 |
Vocabulário controlado: | Parques urbanos Arquitetura paisagística Avaliação do comportamento Psicanálise infantil |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REVISTA_Karen Kelen Silva Nobre.pdf | 6,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PROJETO_Karen Kelen Silva Nobre.pdf | 11,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC_Karen Kelen Silva Nobre.pdf | TFGII - Monografia Final | 6,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.