Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5863
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Trajetória dos acadêmicos indígenas do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) |
Título(s) alternativo(s): | Trajectory of indigenous academics from the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) |
Autor(a): | Ackermann, Rosimeri Barreto |
Orientador(a): | Nogueira, Eulina Maria Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Angela Maria Gonçalves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendonça, Maria de Fátima dos Santos |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Campus humaitá, com intuito de abordar e entrevistar os alunos que se consideram indígenas e que estão matriculados no instituto, com a temática trajetória dos acadêmicos indígenas do instituto de educação, agricultura e ambiente que surgiu através de um projeto de PIBIC onde ouve a realização de entrevista narrativa para coleta de dados. A presente proposta de pesquisa tornou-se bastante relevante pois proporcionou uma reflexão crítica acerca da trajetória, dificuldades e perspectivas de futuro de alunos indígenas que frequentam o curso no IEAA/UFAM, com o intuito de provocar debates entorno da cultura indígena. |
Resumo em outro idioma: | This work was developed at the Federal University of Amazonas (UFAM) Campus humaitá, in order to approach and interview students who consider themselves indigenous and who are enrolled in the institute, with the thematic trajectory of indigenous academics from the institute of education, agriculture and environment that it emerged through a PIBIC project where a narrative interview was carried out for data collection. This research proposal became very relevant because it provided a critical reflection on the trajectory, difficulties and future perspectives of indigenous students who attend the course at the IEAA/UFAM, in order to provoke debates around indigenous culture. |
Palavras-chave: | Desafio Aluno Pesquisa |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Educação Agricultura e Ambiente |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5863 |
Vocabulário controlado: | Cultura indígena Estudantes indígenas Indígenas - Educação Humaitá (AM) |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_RosimeriAckermann.pdf | Pedagogia Humaitá | 459,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.