Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5285
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana, atividade antioxidante e prospecção química do extrato de resíduos das espécies: Bowdichia nítida e Ferreira spectabilis
Autor(a): Thais Marques Menezes Farias
Orientador(a): Anderson Cavalcante Guimarães
Resumo: As civilizações mais antigas já tinham indícios do uso de plantas medicinais e tóxicas, sendo considerada uma das práticas mais remotas utilizadas pelo homem para cura, prevenção e tratamento de doenças, servindo como importante fonte de compostos biologicamente ativos. A OMS estima que 80% da população nos países em desenvolvimento no mundo, estão utilizando de alguma forma as plantas medicinais como medicamentos, aumentando a confiabilidade de aproximadamente 3,5 a 4 bilhões pessoas na utilização das plantas como fontes de drogas. Em meio a inúmeras espécies vegetais da Amazônia, destaca-se a família Leguminosae, sendo considerada a terceira maior família de angiospermas compreendendo aproximadamente 727 gêneros e 19.325 espécies, sendo dividida em três subfamílias: Mimosoideae, Caesalpinioideae e Papilionoideae. A Caesalpinia ferrea Mart. (jucá ou pau-ferro) é uma espécie da família Leguminosae, bastante utilizada na medicina popular por suas inúmeras propriedades terapêuticas tais como: anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. O extrato das sementes de C. ferrea também apresentou atividade celulásica, amilásica, anticoagulante e larvicida contra A. aegypti. Os metabólitos apresentados por essas plantas, tanto fenóis, saponinas e taninos proporcionaram um potencial para estudos de interesse farmacológico. A família Leguminosae tem merecido destaque por sua diversidade de espécies e importância econômica. O objetivo geral é analisar a presença de metabólitos secundários e avaliar atividade antimicrobiana de extratos brutos resíduos de Bowdichia nitida e Ferreira spectabilis pertencentes à família Leguminosae utilizadas pela madeireira de Itacoatiara. Os resíduos de amostras vegetais serão coletados de espécimes já identificados. O material vegetal seco e moído será extraído com etanol 70% sob refluxo e concentrado até remoção de todo solvente em evaporador rotatório, após isso ocorrerá o fracionamento do extrato através de partição líquido-líquido utilizando solventes em ordem crescente de polaridade para determinação dos rendimentos. Os extratos e as frações serão analisados na prospecção fitoquímica para caracterização dos constituintes fenólicos, terpenos, saponinas e alcalóides. Através das placas cromatográficas, se avalia o perfil químico e empregam-se os ensaios para avaliação da atividade de antimicrobiana frente aos extratos e frações. Através da prospecção química, os metabólicos secundários importantes nas espécies pertencentes a família Leguminosae são identificados, já que esta apresenta uma grande diversidade estrutural.
Palavras-chave: Bowdichia nitida
Ferreira spectabilis
Leguminosae
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5285
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.