Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4651
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Pedagogia: um estudo transversal |
Autor(a): | Ueslana Azarak Moreira |
Orientador(a): | Fabiana Soares Fernandes |
Resumo: | O desenvolvimento vocacional é um processo que ocorre ao longo do desenvolvimento humano, sob o impacto de diversas influências contextuais micro e macrossociais, atingindo um dos pontos mais decisivos quando o adolescente/jovem decide qual o curso superior a que se irá candidatar e irá frequentar. Esta decisão vai interferir no estilo de vida e projetos vocacionais que o jovem passará a construir, podendo ou não responder às expectativas e investimentos que o realizem e lhe permitam estar de forma empenhada e confiante face aos desafios do futuro. Na perspectiva desenvolvimentista de Super (1984) essa decisão vocacional tende a ser uma série de mini decisões de vários graus de importância (Super, 1984, p. 206). Ou seja, esta tomada de decisão não é o resultado do mero conhecimento adquirido acerca de determinadas profissões e cursos que o sistema de formação lhe poderá proporcionar, mas é fruto das relações que o sujeito constrói com o mundo em que ativamente participa e se envolve emotiva, cognitiva e comportamental. Para Campos (1989) passa por um desenvolvimento progressivo de exploração e construção de relações do sujeito com o mundo escolar, profissional e social, pontuado por investimentos mais explícitos em certos momentos (p.406). Envolve gostar ou desgostar; valorizar ou desvalorizar; investir mais ou menos; ter experiências de contato com o mundo escolar e profissional, proporcionadas ou não pela família, escola, amigos; tendo como pano de fundo o contexto social no qual se contextualizam estas explorações e investimentos (Campos, 1989; Campos & Coimbra, 1991). Para Savickas (2002) o indivíduo vai construindo seu espaço vital a partir da integração que faz dos múltiplos papeis sociais que assume, como ser estudante, pai/mãe, filho (a), profissional, etc. Os indivíduo tomam decisões sobre o seu papel profissional dentro das circunstâncias que seu meio social lhes oferece, associados aos papeis sociais desempenhados num dado momento. Essas afirmações nos remetem a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1979/1996). Partindo dessa contextualização teórica, buscar-se-á nessa pesquisa conhecer como está o Desenvolvimento Vocacional de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento Vocacional Escolhas Profissionais, Universitários |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2014 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4651 |
Data do documento: | 31-jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.